Pesquisar este blog

domingo, 4 de março de 2018

Inteligência Artificial Atormentando Nossas Vidas

Em algum momento vc já teve o sentimento de que os algoritmos de algumas ferramentas de internet estão lhe tirando pra bobo? Vc fez uma pesquisa sobre preços de viagens aéreas pra Fernando de Noronha. Do nada surge no seu Facebook, ou Google, anúncios de roteiros e locais para ficar naquele paraíso, ou ofertas de alguma das companhias pesquisadas. Já aconteceu com vc, né? Pois é, vc já está sendo manipulado por AI-Inteligência Artificial. Aquilo que os filmes de ficção científica avisaram durante meio século como sendo o crime terminal contra a humanidade e que vc sempre achou que não passava de ficção está aí, no seu smartphone, ou computador, via internet.

Ainda é td um processo inicial, mas já está acontecendo. Ano passado tive um embate com um desses esquerdopatas com espaços numa rede de TV por assinatura e o dito cujo lançou seu exército de “fakes” pelas redes pra me fazer denúncias. Resultado? Fiquei fora do ar na principal rede onde represento meus clientes por 11 dias em um mês. Um terço do período, onde descobri que já existem escritórios de advocacia especializados neste tipo de conflito, pois eu, um ser humano, não consigo argumentar com a ferramenta. O algoritmo acatou a denúncia, não há a quem mais recorrer. Estou fora, cortado e censurado. Vai argumentar com AI.

Citei um caso de prejuízo pessoal onde posso quantificar o erro e entrar com uma ação indenizatória, mas e se determinada empresa comprar um programa de AI que vai fazer o primeiro julgamento de filtragem para uma vaga de trabalho? Isto já existe e mta gente deixa de ser qualificada apenas pq o algoritmo detectou uma “falha” nas informações apresentadas pelo candidato. A pessoa pode estar perdendo a chance de trabalho mais importante da vida dela, por algo que nem tem como averiguar, entender ou contrapor. Se o mesmo acontecer com a avaliação de prioridades dos que estão na fila esperando por um órgão doado para fazerem um transplante?  O algoritmo cruza as informações e pula um determinado receptor, há anos na fila, por julgar que ele não preenche os requisitos tão bem quanto o próximo. Isso já existe. O pior é saber que a AI conhece vc mais que vc mesmo(a). E que o programa foi feito por alguém, logo os preconceitos ali estabelecidos são os mesmos dos chatos de plantão.

É o fim do mundo? Não ainda, mas é chato pra caramba.

Um comentário: