Pesquisar este blog

quarta-feira, 14 de fevereiro de 2018

O Dia Em Que A Religião Me Faz Bipolar

"Quarta-feira de Cinzas" marca o início da quaresma, período em que os católicos praticam jejum alimentar e celibato. Justo hj tinha de cair o #ValentinesDay ??? Ok, vc pode perguntar se eu não tenho nada mais importante com o que me preocupar, seja o aproveitamento político do Gordinho Atômico em cima das Olimpíadas de Inverno na Coreia do Sul, ou o enredo da Escola de Samba que defendeu uma Organização Criminosa em rede de TV aberta na Marques de Sapucaí. 

Ora bolas, se o Carnaval significa a despedida da carne -do latim carne vale- e por isso cai numa Terça-feira Gorda, o jejum inicia justo na Quarta-feira de Cinzas. Jejum, penitência e celibato, até o Domingo de Ramos. Mas como praticar isso se nesta mesma data se comemora o dia consagrado a São Valentim? Ele que desobedecendo as ordens do Imperador Claudio II, seguiu casando os romanos apaixonados, em tempos que o matrimônio foi proibido pelo conquistador Claudio, que precisava de soldados, não de famílias. Pois o Bispo rebelde acreditava no amor e seguiu casando, até que foi preso. Mtos jovens acorreram ao local do cárcere do Bispo casamenteiro para deixar bilhetes, entre os quais a jovem e cega filho do carcereiro. Este, apiedado da filha, deixou que ela tivesse acesso ao eclesiástico. Do encontro brotou um amor e um milagre: repentinamente a cegueira da jovem estava curada e o Bispo, que acreditava na força do amor, alcançou um bilhete às mãos daquela que agora podia ver assinado “…de seu Valentim”.

Em 14 de fevereiro do Ano da Graça de 270, o Imperador encerrou as trocas de bilhetes, decapitando o Bispo que, em função do milagre e do amor que propagou tornou-se o padroeiro dos enamorados, sendo esta data considerada como o dia dos casais apaixonados em boa parte do mundo. A frase do santo foi eternizada em cartões que os apaixonados enviam à pessoa amada, sempre solicitando “me deixa ser seu Valentim”. 


Ó dúvida bipolar: descolo uma namorada em homenagem ao Santo do dia e a convido pra sair hj, mas vou logo avisando que não podemos jantar, ou fico em casa ajoelhado no milho sem comer, beber e sexo então nem pensar???

Nenhum comentário:

Postar um comentário