Pesquisar este blog

quarta-feira, 7 de fevereiro de 2018

Imposto É Roubo e o Estado Brasileiro Mata

Meu caçula, que acaba de passar no vestibular para Medicina, ontem à tarde comenta que errou de escolha, pois deveria ter cursado Engenharia, já que teria mercado de trabalho garantido em Brasilia, onde parecem faltar profissionais da área. Foi quando soube da queda do viaduto sobre a Rodoviária local. Lembrando que 2 dias antes despencou um setor inteiro de estacionamento de um prédio residencial na Capital Federal.

Agora leio na TL de uma querida amiga que reside no Distrito Federal há décadas, da vergonha que sente por morar neste Brasil que vem sendo construído sem verdades, sem sinceridade, sem compromisso com nada e com ninguém. Afinal aquele viaduto e outras obras viárias da Capital, foram vistoriadas e problemas sérios foram apontados em análises feitas uma década atrás, sendo que em 2012 um estudo apontado em relatório do Tribunal de Contas do DF mostrava textualmente da necessidade de obras neste viaduto que caiu. 

Agora, vejamos como opera o Estado brasileiro. O TCDF apontou a necessidade das reformas, mas em momento algum determinou que estas fossem realizadas. Assim sendo, nada foi feito.  Só houve manutenção naqueles viadutos do Eixão entre 2012/2014, ação realizada apenas porque em 2011 um Juiz Federal determinou ao governo do DF que colocasse no orçamento verba para a execução a obra. Logo após a Secretaria de Mobilidade do DF contratou o Professor da UNB, dr. Dickran Berberian, especialista em fundações, para avaliar as construções viárias do entorno da Rodoviária.

Assim sendo voltamos ao ponto que sempre retorna nesse Brasil decadente; um juiz determinou = obras cumpridas. Um tribunal recomendou, mas não determinou e obras não foram realizadas. Um perito analisou e nada encontrou, mas mesmo assim obras foram feitas e o viaduto caiu. Este é o Estado brasileiro. Suga as energias dos brasileiros, enriquecendo os personagens que manipulam seus entes, mas não presta os serviços pelo que cobra. 

Leio que um morador de rua, que vivia sob o viaduto caído, comenta que não existe sinalização indicativa sobre altura máxima, nos caminhos que levam à passagem de nível. Então chegam muito caminhões mais altos que a laje do viaduto, batem, raspam e arrancam pedaços do concreto. Graças a isso, buracos permitem a passagem e infiltração da água, quando chove no Planalto Central.


Ao fim, ninguém será culpado, outra obra será erguida pra tapar o buraco da que se perdeu e os usuários de trânsito na Capital sofrerão todos os transtornos causados pelos desvios enquanto isso não ficar pronto. Sem falar que cada centavo do custo disso será mais uma vez cobrado de todos nós. Ao menos não morreu ninguém, o que não faria a menor diferença para aqueles que manipulam os entes do Estado brasileiro.

Um comentário:

  1. O ex-governador foi avisado 3 VEZES do risco. Esse mesmo que deixou o DF completamente quebrado e sumiu quando se deu conta que não seria reeleito. E ninguém é responsabilizado. Saco cheio desse país.

    ResponderExcluir